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Blender Fundamental

Imagens de solução
Aula Demo...
O Curso

O curso é focado a transmitir a nível fundamental sólidos conhecimentos de modelagem, animação, mapeamento, composição de materiais, iluminação, efeitos de pós produção, rings, renderização, a engine de game do Blender.

Blender 
O software livre 3d mais utilizado no mundo, robusto, rápido. Muito utilizado para animações e games. Hoje na sua nova versão Alpha 2.68 tem poderes de engine de game, ou seja na mesma inteface que focê produz modelagem e animação, agora você também poderá produzir games, e o melhor de tudo, sem custos.

Blender é um software de modelagem e animação 3D, porém possui também, um módulo Engine, ou seja não é apenas um frame work de CG, mas uma poderosa engine para produção de Games, que utiliza a mesma área que faz animação para a produção de Games.
Quanto a parte de computação gráfica o Blender se destaca por ser leve, rápido e prático, além de possuir todas as ferramentas usuais como sistema de rings, partículas, iluminação, física, mapeamento, integração com captura de movimentos, tudo isso e mais um excelente sistema de renderização, ou seja o resultado final não deixa a desejar em nada se comparado aos principais softwares de 3d Comerciais como MayaCinema 4DHoudini3D Max 
e Softimage.

Quanto a parte de engine para games, o Blender se utiliza de todo o ambiente e recursos que já possui para CG, além da linguagem Python(extremamente usual, popular e fácil) ou linguagem visual através de símbolos para os não programadores, tornando todo o processo de produção de um game algo muito viável. Além disso também possui compatibilidade de criação do produto final para PC.

O Blender também possui ótima integração com outras engines de games como CryEngineSDK(Plugin da própria CryEngine), UDK3D GameStudio eTorque2D.

Mas o melhor de tudo é saber que o Blender é 100% Free, ou seja uso é gratuíto sem restrições comerciais ou educacionais.

Público Alvo: Estudantes ou profissionais de criação, games, animação e multimídia.

Pré requisitos
Ter um computador com configuração mínima Dual Core, 4 giga de memória ram e placa aceleradora 3d, de pelo menos 512 megas de memória.
 
Grade do Curso

Introdução
Falando um pouco Blender
Conceitos de:
3D, Iluminação, Som, Materiais e Efeitos

Interface Gráfica(Configuração de layout, visualização, teclas de atalho, e unidades de medidas, seletor de objetos, modificadores) 
Entendendo primitivas
Editando polígonos(Faces, arestas e vertíces) 
Utilizando Operações Booleanas 
Trabalhando com iluminação
Entendendo materiais 
Entendendo Câmeras (Criando manipulando)

Produzindo Robo: 
Modelagem,
Criando/Aplicando Malha, 
Animando persongem por Bones(Armature),
Renderizando em formato de vídeo com efeitos de câmera,
Aplicando captura de movimentos

Produzindo diversas formas de Sistemas de Particulas

Criando I.A Inteligência Artificilal (Engine do Blender): 
Controle de navegação com o player.
Sistema de colisão.
Criando interatividade através de ítens.
Aplicação de física ao ambiente.

Efeitos: 
Criando Background(Céus, espaço, Névoa),
Materiais avançados(Bump, Noise, Ladrinho, etc),
Considerações Finais.

O Professor
Edward Silva Filho é  Bacharel em Ciências da Computação, atua a mais de 20 anos na área de tecnologia, possui 12 especializações, criador do curso de CryEngine , Havok, Unity 3D E Unreal Engine UDK no Brasil, produtor de games e escritor. e autor do livro Produzindo Games com Unreal Engine da editora Ciência Moderna.